Fórum das Associações Moçambicanas dos Deficientes

Caso da Mércia Martins Mateus

Mércia  é uma menor de 12 anos de idade, Natural do Distrito de  Quelimane, Provincia da Zambézia. Orfã de pais, deficiente  Auditiva, Muda e Física.

Nasceu com dificiência auditiva e muda, aos seus 5 anos de idade adquiriu a dificiência fisica tendo perdido a capacidade de andar.

 

Depois da morte dos seus progenitores ela passou a viver com a avó. Por sua vez  avó não tendo condições de como  ajudá-la não se tomou nemhuma providência. A tia comovida com o sofrimento da menor resolveu leva-la para sua casa onde com ela hoje coabita. Vive numa casa  de condições precárias  e numa familia constituida por 7 elementos a qual sobrevive com base na agricultura de subsistência.

A menor nunca foi a escola, não estava registada e nem fazia o tratamento médico , alegadamente por falta de condições financeiras.

Com a ajuda dos assistentes sociais do projecto PEDE, a menor já se encontra registada, matriculada e  ja começou a ter um acompanhamento médico. Mesmo assim com a menina matriculada e registada  a dificuldade aumenta no sentido de locomoção visto que a menor não consegue se locomover por falta de cadeira de rodas para que lhe facilite o seu  processo de locomoção para a escola no ano de 2013, visto que para se locomover gatinha.

Foi necessário um trabalho apurado e muita dedicação por parte dos actores sociais para se chegar a este nível, uma vez que esta família á semelhança de várias outras no nosso país acreditava que a mesma não tinha chances de frequentar a escola como tantas outras crianças devido a sua condição física e psíquica. Felizmente conseguimos dar passo enorme e neste momento estamos empenhados em buscar parcerias com Organizações da Sociedade Civil de modo a obter uma carrinha de rodas que facilitará a ida e volta da escola da menor. Fora disso realizamos regularmente visitas a esta familia mostrando a necessidade de levar a menor a escola e respeitar rigorosamente os seus direitos como criança e ser humano.

FAMOD - Fórum das Associações Moçambicanas dos Deficientes
Rua da Resistência 1141, 1º Andar
Maputo - Moçambique
Telefone/Fax: 21 419304
E-mail: famod@famod.org.mz; info@famod.org.mz

Top Desktop version